Sagração do Templo da ARLS Delta de Itaquerê

Confira o belo discurso proferido pelo Irmão José Felipe Meciano durante a cerimônia

Publicada por Gosp

Publicada em 13/10/2021

Eminente Irmão RENATO JOSÉ GARCIA DE ALMEIDA, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de São Paulo, na pessoa de quem saúdo a todos os Membros da Comissão de Sagração.

Respeitabilíssimo Irmão LUCIANO COSTA DELLA NINA, Venerável Mestre da ARLS DELTA DO ITAQUERÊ nº 3231, Irmãos 1º Vigilante, e  2º Vigilante;

Ilustre Irmão: Hugo Luciano Gandini – Membro do Ilustre Conselho do GOSP;

Ilustre Irmão Roberto Boin – Juiz do Tribunal de Justiça Maçônico;

Ilustre Irmão: Silvio Rabello – Assessor do Grão Mestrado;

Ilustre Irmão José Roberto Romanini – Coordenador na 24º Região – 1º Regional

Mestres Instalados, meus queridos Irmãos.

Um fato inusitado acontece hoje em nossa região e de uma maneira toda especial, no município de Nova Europa.

Contamos hoje com a presença de tantas Autoridades Maçônicas, ao lado de tantos Irmãos dignos representantes das nossas Lojas coirmãs: São João das Três Barras de Tabatinga; Acácia Matonense de Matão; Fidelidade e União de Itápolis; Acácia de Araraquara; Acácia de Boa Esperança do Sul; União de Borborema; União de Novo Horizonte; Sol da Liberdade de Ribeirão Preto; D. Pedro I de Ibitinga.

Pela importância histórica do ato e a necessidade imperiosa do registro, onde se faça constar: o carinho e a gratidão do Quadro de Obreiros ativos e regulares desta Oficina, Delta do Itaquerê, a todos indistintamente, bem como, a reciprocidade desse espírito fraterno e dessa comunhão em torno do nosso ideário comum, pela preservação de nossa unidade, fundamentalmente pautados pelos laços liberais que norteiam a nossa doutrina e ao saudá-los por três vezes, nos postamos desde sempre, de Pé e à Ordem.

A Maçonaria em Nova Europa, teve seu início através de alguns Irmãos da Loja Estrela de Ibitinga, que aqui vieram, percorreram o comércio dentre outros locais com o fito de angariar nomes para se fundar uma Loja Maçônica em Nova Europa, a qual deram o nome de Estrela da Fraternidade, cuja Carta Constitutiva é datada de 24 de fevereiro de 1999. Porém, a Loja não evoluiu. Não deram à Loja e aos devidos Irmãos a atenção que mereciam. Foi então que alguns Irmãos da Loja Fraternidade de Tabatinga, cujo Venerável à época era o Irmão Luciano Della Nina, tomaram a frente e convenceram o Irmão Marionaldo Leonel Dantas Benelli, a assumir o Veneralato, da Loja Estrela da Fraternidade, em Nova Europa, tornando-se assim, o seu primeiro Venerável.

Passado algum tempo, e durante o Veneralato do Irmão Edson Macias, cogitou-se em mudar o nome da Loja Estrela da Fraternidade. Questionamento levantado pelo Irmão Luciano Della Nina junto aos Irmãos, destacando que o nome ARLS Estrela da Fraternidade, não tinha nada a ver com a cidade de Nova Europa. Mas sim, com as Lojas: Estrela (Ibitinga), Fraternidade (Tabatinga). A Loja de Nova Europa deveria ter um nome condizente com a cidade. E justificou: a Loja deveria passar a chamar-se DELTA DO ITAQUERÊ, nome que teria uma relação direta com o município, vez que, o Rio Itaquerê, além de cortar grande extensão do município, tem muita importância e reconhecimento para a população local. Sendo o objetivo principal da alteração, senão outro, o de dotar esta Oficina de identidade e luz próprias, tornando-a parte integrante e reconhecida da sociedade local. E ao final da explanação, a mudança e o nome sugerido, foi por unanimidade dos Irmãos presentes naquela sessão acatada na mudança. E assim foi feito.

Inicialmente as reuniões eram realizadas no Templo, que era uma casa alugada pelo Loja Fraternidade de Tabatinga. Com o passar dos tempos, as reuniões passaram a ser realizadas na Casa do Trabalhador de Nova Europa; depois, na Biblioteca da Usina Santa Fé; depois ainda, nova mudança para uma loja de Rações (cujas paredes eram pintadas de vermelho) e por último no prédio da Farmácia do Marinho. Onde, o Irmão Luciano deu início às tratativas junto aos Irmãos para aquisição de um terreno para tornar realidade o grande sonho de que se construir um Templo próprio. E assim, sob a batuta do Irmão Luciano Della Nina, concretizou-se o sonho, com a aquisição de um terreno no loteamento denominado Jardim Europa, mais exatamente no final da Rua Erik Burkovisky.   Pouco tempo depois, eis que somos todos convocados para uma Sessão, onde o Irmão Luciano faria a apresentação do suntuoso projeto por ele elaborado visando a construção da nossa Loja. Palpites não faltaram, mas o projeto então elaborado foi por todos aprovado.  Novos caminhos a serem seguidos. A limpeza do terreno, demarcação, visando inicialmente, o lançamento da Pedra Fundamental, o que foi feito, no dia 21 de junho de 2019. E o local escolhido, para a Pedra Fundamental não poderia ser outro, senão aquele que os Irmãos notaram, exatamente na entrada de nosso Templo.  Mais uma etapa tem início, ou seja, a construção. Um momento de euforia para todos nós. Irmãos ali compareciam e acompanhavam o andamento das obras diariamente. Concluída a parte estrutural, mais uma vez comparece o Irmão Luciano projetando agora e elaborando a decoração do Templo.  Eis que, no dia 22 de junho de 2021, todos os Irmãos da DELTA DO ITAQUERÊ, passamos a desfrutar da nossa obra concluída. Porém, nos enganamos. A obra ainda não está concluída, pois o projeto elaborado pelo Irmão Luciano, prevê ainda, a construção de um amplo Salão de Festas, Secretaria, ampla Sala no “hall” de entrada e finalmente, a belíssima fachada da Loja já também projetada. Muito mais poderíamos trazer ao conhecimento dos Irmãos com referência à nossa Loja. Ela aqui está. Tornou-se uma grande realidade. Um marco para a cidade de Nova Europa.  E nos rejubilamos hoje, 24 de setembro de 2021, com a tão esperada SAGRAÇÃO DO TEMPLO DA ARLS DELTA DO ITAQUERÊ.

Esse acontecimento mostra que o nosso caminhar destes longos anos, levou a termo a concretização dos ideais, facilitados pelos valores de referência de que devem continuar sendo resgatados, sempre no silêncio de suas ações e na humanidade das suas condutas, elevando sempre mais alto as Colunas vigorosas da Maçonaria em Nova Europa, na região, no Estado e até mesmo em nível de Brasil.

Atualmente, o Templo da DELTA DO ITAQUERÊ, é utilizado também pelos queridos Irmãos da ARLS SÃO JOÃO DAS TRÊS BARRAS, do Oriente de Tabatinga, bem como recentemente iniciaram-se aqui as sessões da nossa LOJA DE PERFEIÇÃO DELTA DO SÃO JOÃO.

Assim, a partir da união dos Irmãos que se constitui uma grande riqueza capaz de mitigar a fome e extirpar as injustiças, o que restou com isso provado: o Templo Maçônico devidamente Sagrado tornou-se realidade: o nosso rogo ao Criador para que nos faça crescer na espiritualidade para distribuição dos dons, no aprimoramento dos talentos, afim de que possamos cumprir a missão cada vez melhor, fazendo concreta também na aplicação dos princípios próprios da nossa Ordem.

Hoje, a Sagração de nosso Templo, dignificando os nossos trabalhos, nos permite uma maior sintonia e poderes além da simples esfera física.  É um processo ativador de vibrações poderosas, visando ascender ao poder espiritual, com trabalhos em honra ao Grande Arquiteto do Universo, e, debaixo dessa égide tutelar, neste Templo Sagrado, onde nos juntamos para celebrar os Teus benefícios e praticar a virtude, ajuda-nos a combater as trevas com a Tua radiosa luz, a trabalhar com novo afinco na felicidade dos maçons e dos homens em geral, reforçando os alicerces essenciais da sociedade, na construção de um mundo melhor, mais humano e mais justo, na defesa do nosso ideário, como construtores que devemos ser.

Ao longo desse período, os nossos olhos alcançam os dias que transcorreram e neles vimos realizações, com a disposição para o trabalho.  Até que no horizonte do tempo avizinhe-se a nova caminhada, devemos seguir implacáveis e inexoravelmente para a frente na continuação da história desta Augusta Loja.  Cada um de nós à sua maneira, como Obreiros contratados na primeira, na terceira ou na undécima hora, deve conscientizar-se de que o importante, não é ser mero observador do que se passa ao longo de nossa existência, mas do dever de influir nas estruturas e buscar a transformação do meio onde vivemos, pugnando pela plenitude e exaltação neste momento no espaço.  Razão pela qual, os Obreiros desta Oficina, se juntam a todos aqueles que souberam construir o início da nossa história, fazendo por merecer um destaque, pelo que, convoco a todos os Irmãos da DELTA DO ITAQUERÊ e, à medida em que eu for declinando seus nome, que permaneçam de pé.  E que a harmonia entre todos perdure enquanto contarmos com a complacência e orientação do nosso mestre maior, o “ GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO. ” Uma incessante salva de palmas a todos, e,

                                              “ Que Deus nos ajude ”.

 

Aos queridos Irmãos visitantes, que nossas palavras de saudação sirvam para aumentar ainda mais o carinho e a solidariedade entre nós, simbolizando o fortalecimento de nossa aliança espiritual e sentimento de amizade, compreensão e amor fraternal, que vibram nesta solenidade e que devem permanecer perenemente em nossos corações. Um tríplice e fraternal abraço a todos. Venerável Mestre a nossa Sessão de SAGRAÇÃO AO TEMPLO DA ARLS DELTA DO ITAQUERÊ, transcorreu de conformidade com os preceitos contidos no ritual, portanto, se assim o desejar podeis fechar a Loja.

Nova Europa, 24 de setembro de 2021

                               Irmão MI José Felipe Meciano -  CIM 127242

                                                              Orador

                Secretário Adjunto da 24º Região Administrativa