Uma homenagem da Potência para todas as mulheres!
É tempo de celebrar e conhecer mais sobre essa data que homenageia todas as mulheresPublicada por Gosp
Publicada em 10/03/2023
O Dia Internacional das Mulheres teve sua origem em um movimento operário e desde 1977 se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). No início a data foi celebrada em 1911, mas somente na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça.
Tudo começou em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários condizentes com o trabalho e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.
Após o ocorrido, a data se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia,
Mas e por que o dia 8 de março? O Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa e só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram "pão e paz" — e quatro dias após a greve o governo provisório concedeu o direito ao voto.
A greve começou no dia 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, que na época, era utilizado na Rússia. No calendário gregoriano, este dia corresponde ao dia 8 de março, e é a data que comemoramos hoje.
Após muitos anos de história também houve muitas conquistas e é importante lembrarmos delas. Em 1932 as mulheres conquistaram o direito ao voto, em 1962 foi criado o Estatuto da Mulher Casada, em 1988 aconteceu o primeiro encontro nacional de mulheres negras e em 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha.
Que nesta data e todos os dias o Grande Arquiteto do Universo continue iluminando todas as mulheres para sempre levarem aos seus lares e a nossa comunidade o alento divino da solidariedade e de amor.