Setembro Amarelo

O GOSP apoia a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Publicada por Gosp

Publicada em 05/09/2023

No mês de setembro voltamos nosso apoio para o fortalecimento da campanha “Setembro Amarelo”, iniciativa que visa conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental na luta pela prevenção do suicídio, quebrando o tabu que envolve este tema através de ações sociais. 

 

De acordo com dados globais, divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas cometem suicídio anualmente, número que representa uma a cada 100 mortes registradas. Além disso, a região das Américas é a única no mundo na qual  a mortalidade por suicídio vem aumentando desde o ano 2000, apesar dos esforços constantes para combater este mal. Sobre este cenário no Brasil, o site setembroamarelo.com afirma que: “12,6% por cada 100 mil homens, em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio”.

 

Em 2023, o mote escolhido para a campanha é “A vida é a melhor escolha!”, e destaca a responsabilidade que todos nós, como cidadãos, temos de atuar ativamente na conscientização sobre a prevenção do suicídio, praticando a disseminação de informação pertinente, o diálogo aberto sobre o tema e o incentivo pela busca de ajuda profissional para aqueles que sofrem de transtornos psicológicos.

 

Garantir a prevenção do suicídio depende de um conjunto de ações, uma das mais importantes é saber identificar comportamentos que apontam a predisposição de um individuo para tirar sua própria vida. Os principais sinais e sintomas são:

 

  • Falar sobre suicídio – por exemplo, fazer declarações como “Eu vou me matar”, “Eu gostaria de estar morto” ou “Eu queria não ter nascido”;

  • Ausência ou abandono de planos, desesperança;

  • Isolar-se do contato social e querer ficar sozinho;

  • Apresentar mudanças de humor, como ser emocionalmente eufórico um dia e profundamente desencorajado noutro dia;

  • Sentir-se preso ou sem esperança sobre uma situação;

  • Aumento ou mudança do padrão de uso de álcool, ou drogas;

  • Mudança importante da rotina normal, incluindo hábitos alimentares ou de sono;

  • Dizer adeus às pessoas como se não fosse vê-las novamente;

  • Demonstrar alterações de personalidade ou estar gravemente ansioso, ou agitado, particularmente quando se sentem alguns dos sinais de alerta listados acima.

Estar atento a estes sinais, possibilita o tratamento primário de transtornos psíquicos, que pode acontecer por métodos somáticos ou psicoterapêuticos. Nosso Sistema Único de Saúde (SUS), disponibiliza atendimento para quem sofre de algum transtorno, através dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Buscar ajuda é sempre a melhor opção, por isso, se você estiver passando por um momento delicado ou conhecer alguém que se encontra nessa situação, não hesite em procurar auxílio profissional. Se precisar conversar com alguém, ligue 188 para receber ajuda, e lembre-se: a vida é nosso bem mais precioso!